No Bar Mangueira - SP participamos de diversos encontros, aniversários, shows e esquenta para as nossas viagens, onde afinamos laços de amizade com nosso primeiro intérprete Bico Doce que faz parte da história do primeiro desfile do bloco.
Com os encontros em outras casas comerciais e na residência de amigos surgiu a idéia de unirmos os Mangueirenses das outras torcidas oficiais de Mangueira em um único espaço e projeto na cidade de São Paulo, onde surgiu a idéia do Bloco Paixão Mangueirense, idealizado por três casais de amigos, coordenado por Kako Paixão e Drika Show. É uma organização sem fins lucrativos e sem seu corpo jurídico constituído formalmente, que busca trabalhar em defesa de questões sociais relacionadas a políticas de gênero e étnico raciais na cidade de São Paulo, não tendo sede e nem mesmo ações fixadas em local determinado, realizando suas atividades de modo itinerante.
>
Como o grupo é formado por integrantes de diversas regiões da cidade, e um ano antes da formação recebemos o convite para desfilar no Acadêmicos do Tatuapé, o bairro passou a ser o palco para nossa folia na Praça José Giudice s/n, com a participação mais do que especial da bateria do Bloco Amazonense que sempre abrilhantando nossa festa.
Defiles
Paixão Mangueirense
2018
Em 2018 primeiro desfile do bloco na Praça José Giudice com roda de samba, e a rua forrada de verde rosa o trajeto ficou limitado somente em volta da praça causando uma verdadeira curiosidade e encantando os moradores do bairro, surpreendendo os bares e lanchonetes com modesta e grandiosa reunião de sambista , mesmo sem a presença do carro de som que não chegou ao local com problemas no trajeto, foi improvisado e montado uma belíssima festa na voz de Bico Doce e encerrando com a bateria do Bloco Amazonense.
2019
Em 2019 levamos novamente a Pça José Giudice ao delírio, onde todos já esperavam ansiosos o desfile, montamos uma feirinha na praça com comida, bebida, artigos e acessórios espaço de diversão para crianças com muitos brinquedos e distribuição de doces e tivemos 02 dias de desfile onde estreamos no Largo do Cambuci nosso primeiro desfile com um carro de som trazendo agitação e muita alegria para aquela tarde de domingo.
2020
Em 2020 o Paixão Mangueirense realizou um desfile histórico com o tema “Na luta que a gente se encontra” representando personagens do filme Pantera Negra sendo a fantasia uma belíssima pintura artística dando destaque a matéria da Gazeta do bairro e transmissão por duas rádios Web Rádio Boa música FM e rádio Mulher saúde e diretos e encerrando o desfile com a bateria do Bloco União.
2021
Em 2021 - período de pandemia, onde organizamos ações de apoio aos compositores e músicos que precisavam de apoio financeiro e psicológico.
2022
Em 2023 - Com novo trajeto a concentração no Beco dos Aflitos com missa Afro realizado pelo Pe.Enes, oração Chaguinhas com a participação da Unanca, e o desfile roteiro Rua dos Estudantes, Praça Mario Margarido, encerrando na Rua Helena Zarrener com carro de som na voz de Agnaldo Amaral com a bateria do mestre Jayson com muito samba.
2023
Em 2022 - Devido a pandemia não realizamos o desfile e em respeito as vitimas do Covid-19 foi realizado um ato ecumênico com a UNANCA(União dos Amigos da Capela dos Aflitos) e oração do Chaguinhas representado pela nossa integrante e membro da Unanca Rosana Vieira e o babarolichá e Rei do Paixão Mangueirense Patrick Souza.
Ano também que após o concurso Canta Paixão fizemos a gravação do samba oficial do Paixão.
2024
Em 2024 - Em uma lacuna diante de vários ocorridos não realizamos o cortejo.
Sendo assim, na busca de reforçar a memória negra paulistana e abrir a discussão com a população da cidade, trazendo eventos de grito de carnaval, sambando com saúde realizado na Praça situada na Rua Prefeito Passos S/No, em frente ao Corpo de Bombeiros, atualmente instalado o SIAT Glicério, onde realizamos com a Coordenadoria Regional de Saúde Centro/SMS e a Subprefeitura da Sé uma ação multicultural com diversos artistas da cidade.
As excursões, programa Fala Paixão, concursos musicais o Canta Paixão, campanhas para arrecadar lacres e tampas de garrafas pets, conhecimento e pesquisas através de lives Cantinho da Drika, Momento Paixão, participação de movimentos sociais em apoio e proteção a população negra, foi desenvolvido pelo Coletivo Paixão Mangueirense, o Projeto Memórias da Paixão, dando sequência ao Projeto Cores da Paixão.
Principais
Realizações
>
Excursões em 2017/2018 e 2020
Sambando com saúde
Concurso musical em 2020 Campanhas de arrecadação de lacres de 2019 a 2023
Início dos serviços sociais em 2017
Lives realizadas de 2020 a 2022
Confraternizações nos anos de 2019, 2020, 2021, 2023 e 2024
>
Valorização do samba e homenagem a figuras importantes como Nelson Sargento, Leci Brandão, Aguinaldo Amaral, e a bateria da Mangueira.
Facilitamos a interlocução entre o samba de São Paulo e o Rio de Janeiro, sendo o único bloco a realizar a ponte aérea RJ-SP.
Referenciamos o samba de São Paulo com influência do Rio de Janeiro, trazendo nomes importantes do RJ, como Tiaciata, e influências de escolas como Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul e Mangueira ,Cabeções da Vila Prudente, Morro da Casa Verde e Grupo de batuqueiros da Vila Matilde - Batucada de Nego Véio
>
A Família Paixão Mangueirense será eternamente grata a todxs integrantes e brincantes contribuem para colocarmos o bloco na rua em especial nosso Rei, Rainhas, Muso e Musas que representam nosso estandarte e nossa Paixão pela Estação Primeira de Mangueira por onde passam.